Os aviões transportando 252 migrantes venezuelanos presos na prisão CECOT (Centro de Confinamento do Terrorismo) de El Salvador desde março por supostos laços com gangues pousaram em Caracas na tarde de sexta-feira.
O ministro do Interior, Diosdado Cabello, a vice-presidente Delcy Rodriguez, e o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodriguez, que liderou as negociações com o governo dos EUA, deram as boas-vindas aos cidadãos que chegavam.
Alguns cidadãos venezuelanos detidos no CECOT admitiram que sofreram intimidação e abusos.
“Eles nos espancaram quase todos os dias. Durante oito dias, eles nos espancaram diariamente. Houve muita agressão”, disse José Bastidas, um dos libertados.
Jason Silva também compartilhou sua experiência, afirmando que a agressão envolveu até tiros.
“Muitos dos nossos companheiros detidos foram baleados simplesmente por tentarem fazer contato com o mundo exterior”, disse Silva.
A negociação entre os governos venezuelano e norte-americano resultou na libertação de mais de 250 migrantes venezuelanos detidos em El Salvador em troca de 10 cidadãos americanos detidos na Venezuela.
Na tarde de sexta-feira, o presidente venezuelano Nicolás Maduro comemorou a libertação dos migrantes e expressou indignação com a troca de cidadãos venezuelanos.
➡️ Deixe seu like e inscreva-se no nosso canal!
Siga as nossas redes sociais:
🔵 Facebook: metropolesdf
🔴 Instagram: metropoles
⚫ X: metropoles
⚪ TikTok: metropolesoficial