A RoboCup 2025, a “Copa do Mundo” de Robótica e Inteligência Artificial, começou na quinta-feira em Salvador, Brasil. O evento promove o desenvolvimento de robôs capazes de operar em diversos cenários, incluindo partidas de futebol, operações de resgate e robótica de serviço.
O elemento futebol tem como objetivo desenvolver um time que possa vencer os campeões humanos da Copa do Mundo da FIFA até 2050.
Imagens mostram robôs humanoides competindo em uma partida de futebol. Os robôs podem reagir, planejar e agir em tempo real sem controle remoto, interagindo entre si durante todo o jogo.
“Eles são robôs autônomos, nós os programamos para jogar sozinhos, não controlamos nada. O jogo é muito dinâmico, 11 contra 11, robôs velozes que chutam forte”, disse o participante Lucas Cavalcante.
Robôs autônomos competirão em cinco ligas, apresentando designs humanoides e modelos baseados em rodas.
O encontro, que acontecerá de 15 a 21 de julho, reunirá pesquisadores, estudantes, entusiastas e empresas do mundo todo para competir e aprender sobre os últimos avanços tecnológicos em robótica e inteligência artificial.
A RoboCup é a maior competição de robótica e Inteligência Artificial (IA) do mundo, ativa desde 1997. Estima-se que cerca de 2.000 participantes de 40 países competirão em diversas competições.
➡️ Deixe seu like e inscreva-se no nosso canal!
Siga as nossas redes sociais:
🔵 Facebook: metropolesdf
🔴 Instagram: metropoles
⚫ X: metropoles
⚪ TikTok: metropolesoficial